EMPRESAS BILIONÁRIAS QUE NÃO DÃO LUCRO | Vale a pena investir?

Se inscreva no canal do PrimoCast: https://bit.ly/3ep8nmw

No vídeo de hoje, vou te mostrar tudo por trás das empresas bilionárias que NÃO DÃO LUCRO!

O DRE (Demonstração de Resultados do Exercício) de uma empresa, divulgado a cada trimestre, costuma ser um indicativo pra avaliar sua saúde financeira.

Mas existem algumas grandes empresas valendo bilhões de dólares que rompem as regras do mercado e registram mais prejuízos do que lucros. Algumas delas:

• Uber
• Pinterest
• Spotify
• Snap (dona do Snapchat)
• Airbnb
• Twitter

Segundo Damodaran, um dos maiores investidores do mundo: “a razão desta inversão no mercado está na valorização que essas empresas têm como potencial de venda no futuro, o que faz muitas pessoas apostarem neste investimento.”

Em 2018, nos EUA, 81% dos IPOs (Oferta Pública de Ações) foram de empresas que não registraram lucros no ano anterior à abertura do capital.

Quando que a ausência de lucro é justificável?
Exemplo do IFood: Ele lucra, porém, dispensa sua receita oferecendo diversos descontos, para investir em sua rápida expansão e ter o maior número de usuários na plataforma.

Exemplo Amazon: Jeff Bezos fundador da Amazon conta que a estratégia é de investir alto para criar sua plataforma de clientes e depois fazer gastos elevados com novas tecnologias para se manter modernizada.
É uma corrida arriscada para atingir o topo, para dominar o mercado, sendo preciso estar continuamente oferecendo incentivos para não perder a base de clientes ou, como no caso da Uber, subsidiando viagens que no final das contas não dão lucro.
Resumindo, o segredo para a Amazon foi o seu resultado de CAC e LTV ao invés do seu lucro no curto prazo.

Como calcular o CAC
CAC = Custo Total de Marketing e Vendas / Número de clientes

Cálculo do CAC da AWS (Amazon Web Service, a plataforma de serviços de computação em nuvem da Amazon)
PS: Esses dados são reais

T3 de 2015, a Amazon alcançou 1M de usuários ativos

T3 2015 – T4 2015 growth: 15.3% = 1.153.000 de usuários ativos
T4 2015 – T4 2016 growth: 47% = 1.694.910 de usuários ativos

1,694,910 de usuários ativos (2016) – 1,153,000 de usuários ativos (2015) = 541,910 novos clientes em 2016
As despesas de marketing nesse período foram de $467.363.700.
Logo, $467.363.700 / 541.910 = $862,44 CAC

O objetivo de uma empresa é reduzir o CAC
CAC reduzido = investimento em processos mais eficientes e ferramentas de vendas, que permitem ganhar escala e maior previsibilidade;

Cálculo do LTV da AWS
LTV = (Receita anual por cliente × relacionamento com o cliente em anos) − Custo de Aquisição do Cliente (CAC)
Receita anual: $ 12.219.000.000
Número de clientes: 1.694.910 clientes
Receita anual por cliente: $ 12.219.000.000/1.694.910 clientes = $7.209,23

(não temos os dados do tempo relacionamento com o cliente em anos)

$ 12.219.000.000 (receita) / 1.694.910 clientes x 6 anos – $ 862,44 CAC = $ 42.392,95 LTV

Aumento do LTV = investimento em práticas de retenção de usuários, criação de um departamento de sucesso do cliente e outras estratégias que reflitam na permanência do consumidor. (+NPS; – CHURN)

Observação
Empresas de tecnologia têm vantagem. Isso porque elas têm opcionalidade:
O que é mais provável, que a Amazon desenvolva um sistema de cobrança e passe a competir com os bancos, ou você acha que a Petrobrás conseguiria fazer isso?
Empresas de tecnologia, além de dados, podem criar novos serviços com muito mais facilidade. O que, de certa forma, diminui o risco do negócio.

You May Also Like

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.

Importante: Este site faz uso de cookies que podem conter informações de rastreamento sobre os visitantes.